Conheça Macacos

CONHEÇA MACACOS -

  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08

A Capela de São Sebastião data de aproximadamente meados do século XVIII, sendo erguida no centro do Arraial de Macacos. Emoldurada por uma vasta vegetação a cidade é caracterizada por construções baixas. A Capela tem à sua frente um grande cruzeiro de madeira, e em seu interior um singelo acervo em que se destacam o Altar-Mor e Imagens em madeira. Em 1988, ela foi completamente restaurada,permanecendo com as características originais. A capela é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico de Nova Lima.

O dia do padroeiro da cidade - São Sebastião - é dia 20 de Janeiro, mas as comemorações são realizadas no último final de semana de agosto para se evitar as chuvas que são características no início do ano.
A festa é tradicional na região atraindo turistas e devotos do santo todos os anos ela começa na sexta-feira, com barraquinhas montadas na rua Dona Maria da Glória, onde são servidos vários quitutes tradicionais em Macacos. No Sábado, começam as comemorações religiosas que reúnem os devotos de São Sebastião que vem mostrar o seu carinho e fé pelo santo. À noite com o fim da novena, a festa continua com as barraquinhas, queima de fogos, bingo e o leilão em frente à capela.
 Entre os eventos destaca-se a apresentação da Orquestra da Polícia Militar. A festa se encerra ao entardecer com a procissão, queima de fogos e levantamento do mastro.

O Distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido também como Macacos ( por causa do ribeirão de Macacos ), surgiu por volta do século XVIII, depois que a bandeira de Fernão Dias passou pela região devido à abundância de minério. Com a passagem de tropeiros e garimpeiros, ou seja, consumidores, surgiu a necessidade de fornecedores, o que fez com que pessoas começassem a se fixar no local para vender viveres aos viajantes e demais interessados, e assim, Macacos começou a ser povoado. Por volta de 1740 já constava como arraial no censo populacional realizado na Vila de Sabará. Depois que o ouro se tornou escasso na região, Macacos se tornou esquecido até que nas últimas décadas foi redescoberto se tornando um grande atrativo turístico, que vai desde o ecoturismo até o turismo gastronômico.

Localização: Central -Córrego do Tamanduá
População: 3.000 -Córrego do Marumbé
Padroeiro: São Sebastião -Ribeirão de Macacos
DDD: 31 Bacia: Bacia do Rio São Francisco
Área: 428,45 Km2 - fonte IBGE - Censo 2000. Essa área é a total de Nova Lima como Macacos é um distrito. Município Limítrofes:
Latitude: 19º59'07'S - Sabará
Altitude Média: 745m - Rio Acima
Temperatura Média anual: 21ºC - Brumadinho
Temperatura Média Máxima anual: 16,7ºC - Raposos
Temperatura Média Mínima anual: 27,1ºC - Belo Horizonte
Principais rios:  - Itabirito
-Córregos das Taquaras  Rodovias de Acesso: MG-030 - BR 040.
-Córrego do Fundo  

Depoimentos e Comentários

depo gif

social facebook box blue Instagram Icon Large

Pousada Vilarejo Plus

Alameda Jatobás,965 - Jardim Amanda
Nova Lima / MG - CEP:34000 000

Telefones: (31) 3547-7508 / (31) 8709-4485

Email: reservas@pousadavilarejoplus.com.br

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Contato Rápido

Carregando...
×
vilarejoplus